unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/12/10

Hierarquia portuária

O nosso colunista Jorge Hori propõe um debate importante para o setor portuário tupiniquim, a começar pelo próprio Governo Federal. Diz ele que o ponto crucial da política nacional de portos é definir as hierarquias e, dentro delas, o principal hub port sul-americano.

Quem é quem

Hori explica que dentro da evolução das tecnologias marítimas e da logística, o sistema portuário nacional deverá ser hierarquizado, para concentrar a recepção dos grandes navios, com a subsequente redistribuição da carga. Na costa atlântica sul-americana, a tendência será de um único porto, ou quando muito dois, por questões nacionais.

Fogueira das vaidades

Jorge Hori sabe bem que a discussão não tem apenas o viés técnico, mas envolve muitas e boas negociações políticas, em razão dos interesses locais e regionais. Por isso, a pergunta: para onde vão os portos brasileiros?

Último ato

O ministro dos Portos, Pedro Brito, assinou nesta terça-feira (28) contrato para a derrocagem no Porto de Santos e a dragagem de aprofundamento do Porto de Itajaí. A primeira obra será tocada pela empresa Ster Engenharia Ltda. E a segunda pela empresa Jan De Nul do Brasil Dragagem.

Canteiro de obra

2011 será o ano dos portos! Mais de um bilhão de reais serão investidos nos portos de Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus para receber a Copa do Mundo de 2014.

Olha o trem

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em consulta pública, está recebendo sugestões para definir procedimentos de regulamentação de operações de direito de passagem nas ferrovias federais. Os interessados têm até o dia 28 de janeiro próximo para encaminhar ideias.

Troca-troca

Antes era o ministério do Turismo ou a Secretaria de Portos. O PT paulista não aceitou a indicação do PSB. Mas nesta terça-feira (28), o deputado federal socialista Márcio França foi confirmado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) como secretário de Turismo do seu governo.

Contagem regressiva

Internauta do PortoGente sugere que se faça pesquisa na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) sobre o atual presidente José Serra. Ele adianta o resultado: será considerado o pior presidente da história da empresa. Técnico preparado, mas de baixíssima qualidade gestora.

Poluição anunciada I

Ano 2007. Luis Carlos Oliveira, 50 anos, é pescador desde os 9: nasceu no estado do Rio de Janeiro, numa região entre os rios São Francisco e Ingá, que fazem parte da baía de Sepetiba. O local, segundo o Instituto Estadual do Ambiente, órgão do governo do estado do Rio de Janeiro, é um criadouro natural para diversas espécies em suas áreas de mangue e zonas estuarinas, sendo a atividade pesqueira um importante suporte econômico e social para a região.

Poluição anunciada II

Por conta das denúncias, o empreendimento da ThyssenKrupp chegou a ser embargado em 2007: segundo documento do Ibama, a obra destruiu sem autorização uma área de dois hectares de vegetação de mangue, considerada de preservação permanente.

Poluição anunciada III

27 de dezembro de 2010. A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), da alemí Thyssenkrupp, será multada mais uma vez por causa de nova emissão de grande quantidade de pó metálico. A “chuva prata” assustou a população.

Tudo na mesma

Os problemas ambientais ligados à CSA também são alvo de uma ação que corre na 2ª Vara Criminal, em Santa Cruz. No início do mês, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ofereceu denúncia à Justiça contra a empresa e dois de seus executivos. Entre os crimes mais graves estão o derramamento de ferro-gusa em poços ao ar livre, de maneira diferente do que previam os relatórios e projetos apresentados ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Pois é…

O complexo siderúrgico na Baía de Sepetiba custou 4,5 bilhões de euros, dinheiro investido pela ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

Perguntas

O internauta Alfred, de Florianópolis (Santa Catarina), enviou uma pergunta interessante ao PortoGente. Quer ele saber: “qual o “check list” de licenças obrigatórias para construção de um porto privativo? Ibama, SPU, ANTAQ e mais alguma licença é obrigatória?”

Companheiros

A invasão de produtos asiáticos no País conseguiu reunir empresários e trabalhadores no mesmo barco. Eles discutiram na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesses dias, uma estratégia conjunta em defesa da indústria nacional.

Partilha

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, promete encarar a sua colega de governo, Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, para ter o controle sobre as decisões do setor de florestas plantadas. Seus antecessores não tiveram sorte em tirar o comando do setor do MMA.

Como estamos

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga na tarde desta quarta-feira (29), os resultados da 110ª Pesquisa CNT/Sensus, com a avaliação dos índices de popularidade do governo e pessoal do presidente Lula e as expectativas em relação ao governo da presidente eleita Dilma Rousseff.

Ligações perigosas

Jornal argentino, Diario de Cuyo, diz que presidenta Dilma Rousseff pretende fortalecer o Mercosul e estreitar relações com os EUA.

Destaque

A agência de notícias inglesa BBC resume assim a transição do governo Lula para o de Dilma Rousseff: “…o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao fim de seu mandato com uma coleção de indicadores econômicos positivos – mas também deixa alguns desafios a sua sucessora, dentre eles inflação em alta e a perda de competitividade do produto nacional”.