As empresas holandesas do setor de petróleo e gás natural pretendem investir cerca de US$ 9 bilhões no Brasil até 2012, principalmente tendo em vista o desenvolvimento da exploração de petróleo no pré-sal.
A informação é do cônsul-geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Paul Comenencia. Segundo ele, os holandeses querem ser os melhores e talvez os maiores parceiros do Brasil no setor. O cônsul participou de um almoço onde empresários daquele país apresentaram seus planos para atuar no País, realizado na Capital fluminense, nesta quarta-feira (1).
“Brasil e Holanda são parceiros que têm espaço para ser os melhores e, quem sabe, os maiores do mundo na área de investimentos de petróleo e gás, construção naval e offshore”, destacou. Comenencia lembrou que cerca de 25% das exportações holandesas dirigidas à América Latina vêm para o Brasil que, por sua vez, vende 45% de seus produtos no exterior para a Holanda.
O cônsul holandês lembrou que os investimentos previstos para até 2012 – de US$ 9 bi – se referem somente à fase de exploração e produção de petróleo. Após 2014, quando deverão começar a produção de fato no pré-sal, estes valores podem subir.
Paul Comenencia destacou também que a mudança do regime exploratório para o pré-sal, que será de partilha, não irá preocupar. Para ele, aspectos políticos do negócio, como a mudança das regras e o processo de capitalização da Petrobras não incomodam as companhias holandesas, bem como. A Petrobras espera realizar em setembro a sua capitalização, uma das partes fundamentais do plano para conseguir concretizar a exploração no pré-sal.
“Estamos observando este processo com interesse. As nossas empresas têm uma visão de longo prazo com suas operações e assuntos como este não está incomodando porque para elas, o potencial do mercado brasileiro vai muito além ”, declarou.