A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, apresentou em Abu Dhabi, na última semana, as oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro à holding Aldahra, dos Emirados Arábes. Após ouvir a ministra falar sobre o potencial de regiões como o Matopiba (formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e o Sul, o vice-chairman Khadim Al Darei afirmou que enviará uma missão técnica da empresa ao Brasil.
A missão vai identificar as oportunidades de investimento e os produtos agropecuários de interesse da empresa, líder nos Emirados Árabes Unidos em importação de arroz. “Enviarei um grupo técnico para fazer uma pesquisa sobre o potencial de produtos e empreendimentos nos quais podemos investir”, disse o empresário, destacando o papel estratégico do Brasil. “É um país muito importante para nós. Sei que agora estamos com as pessoas certas e estamos animados para dar início à cooperação com o Brasil”, acrescentou.
O Ministério da Agricultura enviará à empresa um relatório detalhado das oportunidades de negócios no Sul do país, com foco na produção de arroz, e no Matopiba, com destaque para grãos, frutas e criação de peixes. “Estamos desenhando um grande programa para criação de peixes de água doce, uma atividade sustentável para a Região Amazônica”, disse a ministra.