A colaboração tem o objetivo de melhorar as operações no refino e capacitar a força de trabalho com tecnologias avançadas baseadas em IA, incluindo uma nova geração de soluções de gerenciamento de alarmes
Foto: Adobe Stock
A Honeywell e a Chevron firmaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento de soluções avançadas, habilitadas por Inteligência Artificial (IA), visando melhorar a eficiência operacional dos processos de refino e a segurança dos operadores no espaço de automação industrial, segundo comunicado divulgado pela Honeywell nesta terça-feira (1º).
As novas soluções incluem um aplicativo de orientação de alarme que fornece ações guiadas e específicas para responder efetivamente a alarmes e eventos operacionais, com o objetivo de reduzir oportunidades de lucro perdido e incidentes de segurança de processo. Usando a IA, o sistema extrai dados históricos sobre ações passadas para identificar padrões de alarmes e as ações correspondentes do operador.
Os operadores da Chevron também poderão implementar a IA no Distributed Control Systems (DCS) Experion® da Honeywell, formado por um conjunto de soluções que visa unificar variáveis de um processo para otimizar operações e aumentar a eficiência. As companhias também pretendem, a partir da parceria, abrir caminho para futuros avanços no âmbito da inovação.
“Os avanços na IA generativa mudarão a forma como empresas como a Chevron inovam, aprendem e resolvem problemas em suas fábricas,” disse Lucian Boldea, presidente e CEO da Honeywell Industrial Automation, segundo o comunicado. “A automação impulsionada por IA é fundamental para resolver a escassez de força de trabalho no setor por meio da captura de conhecimento institucional, digitalização do fluxo de trabalho e aceleração da curva de aprendizado para a próxima geração”, completou Boldea.
Fonte: Revista Brasil Energia