unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/03/13

HRT negocia participação no cluster de óleo Aruí, no Solimões

A HRT está negociando a entrada de um novo sócio no Solimões para assumir até 18% da concessão do cluster de óleo de Aruí, compreendido pelos blocos SOL-T-148, 149 e 172. Desta forma, a HRT pode ficar com 36% dos três blocos, permanecendo operadora.

Este mês, a HRT pretende iniciar a perfuração no SOL-T-172 (11º poço da petroleira no Solimões) com a sonda QG-8, que está sendo montada. Atualmente, a empresa detém 55% dos blocos, em sociedade com a russa TNK (45%).

As informações foram confirmadas na última quinta-feira (7/3), pelo CEO da HRT O&G, Milton Franke. O executivo explicou que a operação de blocos no Solimões não foi incluída na negociação, que vem sendo conduzida com petroleiras com atuação no Brasil.

O cluster de Aruí fica ao Norte das sete descobertas de gás natural da HRT e sua exploração representa uma nova tentativa de encontrar óleo no Solimões.

Este mês, a HRT renovou por dois anos o contrato com a Halliburton, para perfuração e avaliação de poços de óleo. A petroleira ampliou, ainda, o escopo da sísmica contratada com a Geoquasar, para processar 34,7km de linhas sísmicas, serviço que será concluído até junho.

Também chegaram ao Brasil as quatro sondas helitransportáveis adquiridas do consórcio Andrews Technologies/Sichuan Honghua Petroleum, construídas na China, das quais duas estão à venda. Em maio do ano passado a HRT informara que os equipamentos seriam vendidos e apenas duas sondas viriam para o Brasil, o que não se confirmou. Franke explicou que as sondas estão na aduana, em meio ao processo de desembaraço.