Tecon Rio Grande (Arquivo/Divulgação Wilson Sons)
Gestora informou que não considera mais lançar uma oferta pública de ações voluntária pelo grupo logístico brasileiro. Fechamento da operação envolvendo armador suíço e atual controladora da Wilson Sons depende de aprovações junto aos órgãos de controle
A I Squared Capital Advisers desistiu de apresentar uma proposta formal para a aquisição do controle acionário da Wilson Sons, abrindo caminho para a Mediterranean Shipping Company (MSC), que fez uma oferta formal. A companhia brasileira informou, na noite desta quarta-feira (23), que recebeu uma carta da gestora com o posicionamento de que não considera mais lançar uma oferta pública de ações (OPA) voluntária pelo grupo logístico brasileiro.
Na última quinta-feira (17), a Wilson Sons havia confirmado o recebimento de uma carta da I Squared, na qual a gestora afirmava avaliar, em até 15 dias, sobre o lançamento de uma oferta voluntária para aquisição de controle de até 100% da companhia. Na mesma semana, a Ocean Wilsons, atual controladora da Wilson Sons, também recebeu a oferta da MSC.
A OW Overseas Investments Limited (OWOIL), subsidiária integral da Ocean Wilsons, concordou em vender sua participação de 56,47% na Wilson Sons para a SAS Shipping Agencies Services Sàrl (SAS), subsidiária integral da MSC, por R$ 4,352 bilhões. O montante é equivalente a R$ 17,50 por ação. A operação compreende a alienação de 248.664.000 ações ordinárias de emissão da companhia.
A Ocean Wilsons espera que a operação seja concluída durante o segundo semestre de 2025. O fechamento da operação está condicionada ao recebimento das autorizações regulatórias aplicáveis entre a assinatura e o fechamento, incluindo os ritos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
“A companhia reitera seu compromisso com os melhores níveis de transparência e governança corporativa, e manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados acerca da ocorrência de qualquer ato ou fato relevante, nos termos da legislação aplicável”, comunicou a Wilson Sons por meio de fato relevante.
A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com 187 anos de experiência. Entre os principais ativos estão os terminais de contêineres de Salvador (BA) e Rio Grande (RS).
Fonte: Revista Portos e Navios