unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/12/10

Ibama autoriza dragagem emergencial em Paranaguá

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) o licenciamento ambiental para realizar a dragagem de manutenção dos berços de atracação do Porto de Paranaguá. A obra é considerada vital pelo Governo do Paraná para o bom andamento das operações no Porto a partir de fevereiro, quando se inicia mais uma safra agrícola.

* Associação Comercial de Paranaguá suspende licitações da Appa
* Autoridades portuárias pedem a Leônidas a manutenção do trabalho de Pedro Brito
* Vantagens de navegar por cabotagem via Portos do Paraná são mostradas ao Brasil

A previsão é que, depois de assinado o contrato, a ser feito com uma empresa de forma emergencial nos primeiros dias de 2011, a dragagem leve cerca de 10 dias para começar e outros 10 dias para terminar. Aproximadamente 110 mil metros cúbicos de sedimentos devem ser retirados dos berços de atracação, ao custo de R$ 3,3 milhões.

O superintendente da Appa, Mario Lobo Filho, comemorou a obtenção da licença ambiental do Ibama. “É uma vitória importante, resultado do trabalho conjunto dos funcionários, técnicos e engenheiros da Appa, do governador Orlando Pessuti e sua equipe e de toda a comunidade portuária. A união do poder público com operadores portuários, armadores e usuários dos nossos serviços foi inédita e essencial para cumprir os prazos e exigências estabelecidas”. Outra recente vitória da atual gestão foi a retirada do embargo do Terminal Público de Álcool.

Com a dragagem de manutenção, ele explica que o Porto de Paranaguá estará mais preparado para atender a grande demanda gerada no escoamento da próxima safra de grãos. “Um navio de soja pode embarcar 10 mil toneladas a mais de produto, com o berço de atracação dragado, sem depender de maré para atingir o calado necessário. E os custos logísticos, com frete, podem ser negociados e ficar mais vantajosos para os exportadores.”

Hoje, segundo a Appa, a carga dos navios que saem de Paranaguá é de, em média, 50 mil toneladas. Após a dragagem emergencial de manutenção, as embarcações poderão sair carregadas com 70 mil toneladas.