O Ibama emitiu a LO (Licença de Operação) em nome da TAG (Transportadora Associada de Gás) para o Gasoduto Caraguatatuba/Taubaté. A Petrobras ainda não tem data para a inauguração do gasoduto. A previsão é que a presidente Dilma Rousseff participe da solenidade.
A estrutura vai viabilizar o transporte de gás natural produzido no Campo de Mexilhão, na Bacia de Santos. No futuro, o gasoduto vai também drenar o gás que será produzido no campo de Tupi, no pré-sal. A infraestrutura permitirá o transporte de 20 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
O volume equivale a mais da metade do gás importado da Bolívia e tem capacidade de atender –com sobra– a toda a demanda de gás consumido na área de concessão da Comgás, a maior distribuidora de gás canalizado do Brasil. O gasoduto foi construído com dutos de 28 polegadas e possui uma extensão total de 94 quilômetros.
O gasoduto vai conectar a Unidade de Tratamento de Gás e de Condensado localizada na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. O gás subirá a serra do mar até a Estação de Compressão de Taubaté. Ali, a infraestrutura se conectará ao gasoduto Campinas-Rio, permitindo o transporte do gás da Bacia de Santos para várias localidades da região Sudeste do país.