unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/10/21

Ibama concede licença de operação para Petrobras em Mero

FPSO Pioneiro de Libra
FPSO Pioneiro de Libra, do consórcio Teekay/Ocyan, no campo de Mero (Crédito: Ocyan)

O Ibama concedeu, na sexta-feira (8/10), licença à Petrobras para operar o Sistema de Produção Antecipada (SPA-2) no campo de Mero, localizado na Bacia de Santos. A licença é válida até outubro de 2025 e, em caso de renovação, ela deverá ser requerida 120 dias antes do fim do prazo.

Segundo o Ibama, o início da produção do SPA-2 deverá acontecer somente após a interligação do poço injetor e mediante disponibilidade do sistema de reinjeção do gás produzido.

O Ibama também exige da Petrobras a execução de um projeto de compensação das emissões de gases de efeito estufa equivalentes à queima de 2.163 milhões de m³ de gás, que deverá ser previamente aprovado pelo órgão ambiental em até 90 dias.

A Petrobras fez a solicitação desta licença de operação para o Ibama em abril deste ano, a ser realizado através do FPSO Pioneiro de Libra.

Em setembro deste ano, a Pré-sal Petróleo (PPSA) divulgou que a parcela de petróleo da União acumulada alcançou 10 milhões de barris em julho de 2021, e que a maior contribuição foi na área de desenvolvimento de Mero, com 5,8 milhões de barris. O resultado obtido no mês da análise foi 30% inferior ao mês anterior devido à uma parada em Mero para o encerramento do Sistema de Produção Antecipada-1 (SPA-1) e para a mudança de locação do FPSO Pioneiro de Libra para iniciar o SPA-2 durante o 4º trimestre deste ano.

Fonte: Revista Brasil Energia