Warning: Use of undefined constant screen - assumed 'screen' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u953918772/domains/kincaid.com.br/public_html/wp-content/themes/kincaid/header.php on line 22

Warning: Use of undefined constant screen - assumed 'screen' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u953918772/domains/kincaid.com.br/public_html/wp-content/themes/kincaid/header.php on line 23

Warning: Use of undefined constant screen - assumed 'screen' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/u953918772/domains/kincaid.com.br/public_html/wp-content/themes/kincaid/header.php on line 24
unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 26/09/24

IBP e Opep lançam Perspectiva Mundial do Petróleo 2024 no Brasil

Documento apresentado durante a ROG.e traz projeções para crescimento da demanda de energia até 2050

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgaram, na última terça-feira (24), a ‘Perspectiva Mundial do Petróleo 2024’, durante o segundo dia da ROG.e, no Rio de Janeiro (RJ). O documento prevê um aumento de 24% na demanda global de energia até 2050, reforçando a necessidade de uma abordagem integrada e diversificada para o futuro energético.

A perspectiva aborda questões como o crescimento da demanda por energia até 2050, especialmente nos países em desenvolvimento, impulsionado por fatores como o aumento da população, a expansão das economias e a urbanização. Segundo o relatório, mais de meio bilhão de pessoas devem migrar para áreas urbanas até 2030, com grande impacto na demanda por energia.

Haitham Al Ghais também destacou a desigualdade no acesso à energia em diferentes regiões do mundo e a necessidade de garantir serviços energéticos básicos para bilhões de pessoas. “Para essas pessoas, o seu futuro energético não tem a ver com metas de emissões líquidas; trata-se de alcançar os princípios básicos de energia, como acender uma luz ou cozinhar com fogo limpo”, ressaltou.

O lançamento do relatório ocorreu pela primeira vez fora da sede da Opep em Viena, na Áustria. Na ocasião, também foi firmado um convênio de cooperação entre as duas entidades para troca de informações e treinamentos. “O Plano de Orçamento Anual é um dos mais esperados pelo mercado, mais respeitado pela qualidade técnica, pela profundidade, pelo acerto que esse documento tem tido nos últimos anos. As prospecções realizadas pela Opep ao longo da sua história com esse grupo técnico de excelente qualidade têm sido uma referência no mercado de óleo e gás e no mercado de energia”, afirmou o presidente do IBP, Roberto Ardenghy.

Haitham Al Ghais, secretário geral da Opep, destacou a importância da cooperação entre o Brasil e a organização internacional, afirmando que o lançamento da perspectiva no Brasil simboliza o papel crescente do país no cenário energético global. “O lançamento do nosso Outlook aqui no Brasil é um sinal muito claro sobre a importância do Brasil para o mundo energético. Não é só para o petróleo, mas para a energia mundial, de forma global”, disse.

Fonte: Revista Portos e Navios