Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis cria novo informativo eletrônico que explica, de forma didática, conceitos técnicos do pré-sal e modelos regulatórios existentes.
Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis cria novo informativo eletrônico que explica, de forma didática, conceitos técnicos do pré-sal e modelos regulatórios existentes.
No momento em que sociedade e governo discutem o novo marco regulatório para a exploração da área do pré-sal no Brasil, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) lançou, no dia 10, (segunda-feira) o Informativo sobre o Pré-sal, um site inédito que concentra as principais informações técnicas e gerais sobre o assunto e mostra ainda a presença das áreas de pré-sal no Brasil, características dos modelos de exploração ao redor do mundo e traz perguntas e dúvidas frequentes sobre a questão. O site é organizado de forma didática e voltado para todos que têm dúvidas sobre o pré-sal ou querem se aprofundar no assunto.
O endereço do site é www.ibp.org.br/presal.
O informativo conta ainda com vídeos sobre as descobertas do pré-sal no país e uma animação que mostra a profundidade em que esta camada se encontra no subsolo brasileiro. Uma linha do tempo mostra a evolução da descoberta no Brasil, desde os primeiros indícios de petróleo encontrados no bloco BM-S-10, em Parati, na Bacia de Santos, até a formação de uma comissão interministerial para apresentar sugestões de mudanças institucionais e regulatórias para o segmento de exploração e produção de petróleo e gás natural.
O site traz também mapas da localização das bacias brasileiras, gráficos que mostram os modelos de exploração no mundo e a profundidade do pré-sal e do subsal, mais predominante no Golfo do México e que ainda não é explorado sistematicamente no Brasil, apesar de ocorrer no país possibilidades de acumulações em reservatórios do subsal. Há ainda uma seção de Perguntas Mais Frequentes, que responde dúvidas comuns, entre elas a existência ou não de riscos envolvidos em uma eventual mudança no modelo regulatório, a possibilidade de criação de uma estatal para administrar os recursos da camada do pré-sal, entre outras.
Perfil do IBP – Com 51 anos de atuação, o IBP é uma organização privada de fins não econômicos, que conta hoje com 194 empresas associadas, e tem seu foco na promoção do desenvolvimento do setor nacional de petróleo e gás, visando uma indústria competitiva, sustentável e ética.
Ao longo desse tempo, o IBP construiu reconhecida credibilidade junto à sociedade e ao Governo não apenas por seu conhecimento técnico, mas também por fomentar as discussões de grandes temas afins para a constante estruturação do perfil do setor. Para desenvolver suas atividades, o IBP conta com o apoio de 44 comissões, subcomissões e comitês ad-hoc, nos quais participam voluntariamente mais de 1.000 profissionais entre executivos e especialistas da indústria, instituições científicas e acadêmicas, órgãos do Governo e associações congêneres. (
Fonte: Revista Fator)