unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/02/11

Iceport retoma operações

A Iceport – terminal frigorífico da Portonave – retomou as atividades da câmara frígorifica no ínicio da semana, após passar por um perãodo de reformas para recuperação da estrutura atingida por um incêndio em novembro de 2009, conforme noticiado anteriormente no Guia Marítimo. A instalação recebeu a primeira remessa de cargas congeladas no dia 14, e conta agora com uma série de melhorias em relação ao projeto anterior.

Além da reconstrução do armazém vertical – com incremento de 10% na capacidade – foram adquiridos novos equipamentos para a movimentação dos recipientes frigorificados. A antecâmara (espaço para carga e descarga) foi ampliada em 300 metros quadrados, resultando em uma área total de 1.800 metros quadrados. As obras também incluíram a troca do material isolante anterior, composto por EPS (poliestireno expandido) por painéis de PIR (poliisocianurato), mais adequados para isolamento térmico.

É um passo importante para a Iceport estar recomeçando as operações, pois incrementará a movimentação de carga reefer na Portonave e também impulsionará a economia de Navegantes. A Iceport tem capacidade de movimentar 900 mil toneladas de frigorificados por ano e a intenção é fazer a logística integrada de carga entre a câmara e o Terminal Portuário, afirmou o diretor executivo da Iceport, Antonio Bersaneti. A câmara ocupa atualmente uma área de 50 mil metros quadrados, com capacidade de armazenagem para 18 mil toneladas de carga congelada (equivalente a cerca de 16 mil posições pallets).

Em entrevista anterior, o diretor operacional da Iceport, Alfredo Pacheco, anunciou outros investimentos previstos para o terminal, como um pátio para contêineres vazios (depot) com área de 12 mil metros quadrados, previsto para o mês de abril, e um espaço adicional para carga reefer localizado atrás da área alfandegada que contará com 160 plugs. O pátio é o elo que faltava em nossa cadeia logística para oferecermos um serviço ainda mais completo a nossos clientes, com mais vantagens, considera o executivo.