Instalação terá investimento de R$ 17 milhões.
O Porto de Imbituba (SC) abriu concorrência para o arrendamento do terminal de fertilizantes e ração animal do complexo, conforme edital publicado no Diário Oficial da União do dia 7 de janeiro. O processo prevê também a minuta de contrato e estudo de viabilidade apresentados pela Companhia Docas de Imbituba, concessionária do porto.
As propostas de companhias interessadas no processo licitatório devem ser enviadas até 21 de fevereiro. A empresa que oferecer a melhor proposta receberá o contrato para operação do terminal, e deverá realizar um investimento mínimo de R$ 17,8 milhões nos primeiros cinco anos de arrendamento.O perãodo total do contrato é de 25 anos.
O terminal de fertilizantes do complexo de Impituba possui uma área de 59.263 metros quadrados, e deve sofrer expansão posterior de 21.800 metros quadrados adicionais, onde já estão edificados armazéns com 29.250 metros quadrados. Com o arrendamento, passa para cinco o número de terminais públicos sob administração privada na área do porto, incluindo uma instalação de cargas refrigeradas para a Frangosul, do Grupo Doux; uma de coque, para a CRB, do Grupo Votorantin; e terminais para contêineres e carga geral concedidos ao Grupo Santos Brasil.
Estima-se que a movimentação de fertilizantes passe de 250 mil toneladas anuais para 450 mil toneladas em virtude dos investimentos privados. O terminal requer investimentos para que Imbituba continue na rota do fertilizante importado. A capacidade operacional atual das instalações não mais atende às necessidades do mercado e só uma licitação que contempla a exploração por um perãodo de longo prazo pode satisfazer isto, sustentou o Administrador do complexo, Jeziel Pamato de Souza.