O Porto de Imbituba (SC) manteve o ritmo de operação mesmo com o mau tempo registrado nas últimas duas semanas. Entre os dias 2 e 20 deste mês, 13 navios atracaram e movimentaram 186 mil toneladas no porto. E até o final de maio, outras 66 mil toneladas serão escoadas pelo complexo.
Além disso, em nota divulgada, o Porto destacou que mantém a expectativa de bater o recorde dos últimos 21 anos e movimentar 250 mil toneladas no mês. O melhor desempenho mensal foi em novembro de 1988, quando 318.476 toneladas passaram pelo porto.
Nossa movimentação é crescente e as condições naturais de nosso porto se destacam. Hoje os armadores vêm para Imbituba em busca de segurança na atracação e cumprimento de escalas, os agentes de carga escolhem este porto porque têm certeza quanto à realização das operações nos prazos estipulados. Além disso, dispomos de um entorno qualificado, com excelente mão-de-obra dos trabalhadores portuários de Imbituba e no que tange à prestação de serviços de despacho aduaneiro, agenciamento marítimo, operadoras, etc, afirma o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.
Por enquanto, o destaque da movimentação de maio ficou por conta dos contêineres, com 2,4 mil unidades de 20 pés, e dos granéis sólidos. As operações de coque, cevada e sal totalizaram cerca de 126 mil toneladas nos primeiros 20 dias de maio.