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Clippings - 31/07/09

Imbituba vira menina dos olhos da Santos Brasil

O terminal de contêineres de Imbituba, em Santa Catarina, vai se tornar a menina dos olhos da Santos Brasil, maior operadora portuária de contêineres da América do Sul, que administra vários terminais espalhados do Brasil e tem em Santos seu principal negócio. É o que deu a entender o diretor adjunto de Relações com Investidores da empresa, Marcos Tourinho, ao informar que a maior parte do investimento da empresa em 2010, entre R$ 70 milhões e R$ 80 milhões, irá para a ampliação no terminal catarinense.

A companhia deverá iniciar a construção do segundo berço do cais de Imbituba, que vai passar de 350 metros para 650 metros, além de concluir as obras iniciadas neste ano, responsáveis pela ampliação da área e da retro área de armazenagem do porto em 120 metros. Com isso, o Capex para 2010 será bem inferior ao deste ano.

Em 2009, a Santos Brasil prevê investir R$ 190 milhões, dos quais R$ 100,8 milhões já foram desembolsados de janeiro a junho. Esse valor inclui a ampliação que fizemos no Porto de Santos, com construção de novo berço e retro área. Agora, boa parte das ampliações e investimentos no Porto de Santos já foram feitos, explicou. Segundo Tourinho, a companhia investiu cerca de R$ 1,6 bilhão nos últimos dez anos no Porto de Santos, sendo mais de R$ 1 bilhão de quatro anos para cá. Agora, a tendência dos investimentos é cair em relação aos últimos anos, afirmou o diretor.

Segundo Tourinho, a Santos Brasil está focada em suas novas operações, como a de Imbituba, mas não descarta participar de outras licitações. Atualmente a que mais interessa à empresa é a de Manaus, por ter sinergia com o porto de Vila do Conde, no Pará. Segundo a Secretaria Especial de Portos, existem cerca de 100 contratos de arrendamento de terminais e armazéns que expiram até 2013.

De acordo com o diretor de RI da Santos Brasil, também é esperado que os portos de Suape e Salvador façam licitações de terminais de contêineres. A gente ouve que existe essa vontade, mas não sabemos prazos. Dependerá muito da força política do estado, afirmou. Já os portos da Santos Brasil vencem somente daqui a 25 anos, renováveis por mais 25 anos, a partir de 1997. (Por: Jornal do Commerecio/RJ)