
A Imetame planeja perfurar até 11 poços no campo Rio Ipiranga, na Bacia do Espírito Santo. De acordo com apuração do PetróleoHoje, a campanha exploratória prevê cinco poços firmes e seis contingentes – estes últimos dependendo dos resultados dos poços firmes.
Entre novembro de 2023 e março de 2024, a companhia pretende perfurar três poços já licenciados. Caso as outras licenças, que estão sendo analisadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), forem emitidas a tempo, os poços restantes serão perfurados na mesma campanha.
O objetivo é realizar uma campanha direta, com a perfuração de um poço seguido do outro, na porção sul do campo. No entanto, por um compromisso no plano de desenvolvimento (PD), ainda é necessário perfurar pelo menos um poço na área norte, próximo ao campo de Águia Real (operado pela Capixaba Energia – joint venture entre Imetame (50%) e EnP Energy Platform (50%)).
A empresa pretende dedicar as sondas de perfuração (IME-01) e de completação (IME-03) às atividades. Também, existe a possibilidade de trazer a sonda IME-02 (atualmente testando um poço no bloco REC-T-99) para o Rio Ipiranga ou para o campo Lagoa Parda (Capixaba Energia), que também se localiza na Bacia do Espírito Santo.
Além disso, a Imetame aguarda a licença para construir uma nova estação coletora em Rio Ipiranga, no qual também haverá construção de uma estação de compressão de gás pela Logás (MG), empresa que possui contrato de comercialização de gás para o campo em questão. Esta última estação terá capacidade de compressão de até 40 mil m³/dia e a previsão de conclusão é até abril de 2024.
Por meio de um comunicado na última quarta-feira (11), a Imetame informou que concluiu a perfuração do poço Liderança e uma intervenção no poço Talento. Em relação ao primeiro, a companhia utilizou a sonda IME-01 para perfurar o Liderança, que possui profundidade final de 2.503 m e foi cimentado com equipe própria, enquanto no segundo foi feita a intervenção para manutenção e novos testes utilizando a sonda IME-03. Segundo a empresa, as duas sondas foram utilizadas simultaneamente, sendo esta a primeira vez que acontece.
A Imetame opera o Rio Ipiranga com 50% de participação em parceira com a IPI Oil E&P (50%). Além deste, ela opera outros 12 campos (oito na Bacia Potiguar, quatro no Recôncavo), bem como 22 blocos exploratórios (bacias do Espírito Santo (12), Potiguar (um), Recôncavo (três), São Francisco (dois) e Tucano Sul (quatro).
Fonte: Revista Brasil Energia