
A Imetame irá realizar uma nova campanha de perfuração no Recôncavo, envolvendo cinco poços, sendo três de desenvolvimento e dois exploratórios. O trabalho terá início na próxima semana, no campo de Cardeal do Nordeste, com o poço Respeito.
O campo de gás de Cardeal do Nordeste é unitizado com a Alvopetro e já está em produção. A perfuração do novo poço será iniciada entre os dias 10 e 15 de julho.
A campanha será executada pela sonda IME-01, que foi trazido do Espírito Santo e está na fase final de montagem. A perfuração do poço Respeito deverá se estender por cerca de 35 dias.
Na sequência, a sonda será remanejada para o campo vizinho de gás de Cardeal Amarelo, onde serão perfurados os poços de Progresso e Prontidão. A Imetame detém 100% do ativo, já tendo outros dois poços perfurados na área, Acarajé e Caruru.
A campanha de perfuração dos três poços de desenvolvimento irá se estender até o final do ano.
Em um primeiro momento, o gás produzido pelo poço Respeito (Cardeal do Nordeste) será enviado para a UPGN da Alvopetro. Futuramente, a produção dos poços de Progresso e Prontidão (Cardeal Amarelo) será escoada para a usina térmica da Imetame de Prosperidade I, localizada em Camaçari, através de um gasoduto de 7 km, que está sendo construído .
A UTE tem capacidade para produzir 28 MW, com consumo médio de 150 mil m³/d de gás, mas está sem despachar desde novembro de 2021. Quando a usina voltar a operar, a produção dos três poços será enviada para a unidade.
A Imetame constrói ainda, no momento, mais três unidades, Prosperidade II, III e IV, que ficarão prontas no final do ano. Juntas, as quatro usinas totalizarão uma capacidade de geração de 132 MW, com consumo médio de 650 mil m³/d de gás.
Exploração em 2023
Após finalizar a campanha de desenvolvimento, a Imetame irá perfurar dois poços exploratórios sequenciais em 2023, um no REC-T-75, arrematado na 11ª Rodada, e outro no REC-T-99, adquirido na 13º Rodada. O trabalho é direcionado ao segundo período do programa exploratório mínimo.
Os dois poços serão perfurados com a sonda IME-01, que será remanejada para a região de Alagoinhas. A expectativa da petroleira com a campanha é voltada mais à óleo do que gás.
Em paralelo à campanha da Bahia, a Imetame segue com os trabalhos de intervenção em poços de Lagoa Parda, no Espírito Santo. A atividade na bacia prevê também a realização de um teste de formação no bloco ES-T-441, arrematado na 14ª Rodada.
A operação visa testar a viabilidade do poço exploratório Sintonia. A campanha deverá ser realizada entre o final de julho e o início de agosto, possivelmente com a sonda IME-02.
A Imetame possui um total de 36 ativos em carteira, sendo 21 áreas e 15 campos, localizados nas bacias do Recôncavo, Potiguar, Espírito Santo e São Francisco, além de três blocos por assinar, oriundos da última oferta permanente. O volume de produção extraído pela companhia soma cerca de 700 bpd de óleo e 15 mil m³/d de gás.
Fonte: Revista Brasil Energia