unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/11/22

Imetame pretende perfurar até seis poços em 2023

Ativos da Imetame (Créditos: Imetame)

Imetame planeja perfurar até seis poços em 2023 –  um poço no campo de Cardeal Amarelo, na Bacia do Recôncavo, dois no campo Rio Ipiranga, na Bacia do Espírito Santo, e mais três nos blocos exploratórios ES-T-354, ES-T-373 e ES-T-477 (todos localizados também na bacia sedimentar capixaba).

Atualmente, a companhia possui três sondas próprias na carteira. A IME-03 está operando para a Capixaba Energia (joint venture entre a Imetame e a EnP Energy) no ativo de Lagoa Parda, no Espírito Santo, enquanto a IME-02 está à serviço da Imetame no poço Respeito, localizado no campo Cardeal Nordeste, na Bahia. A terceira sonda está perfurando o poço Progresso, no campo Cardeal Amarelo, também na Bahia.

Em um primeiro momento, o gás produzido pelo poço Respeito será enviado para a UPGN da Alvopetro. Futuramente, a produção dos poços de  Progresso e Prontidão será escoada para a usina térmica da Imetame de Prosperidade I, localizada em Camaçari, através de um gasoduto de 7 km, que está sendo construído.

Além da UTE Prosperidade I, que possui capacidade de geração de 28 MW, com consumo médio de 150 mil m³/d de gás, a Imetame constrói, ainda, mais três unidades, Prosperidade II, III e IV, que ficarão prontas no final do ano. Juntas, as quatro usinas terão capacidade de 132 MW, com consumo médio de 650 mil m³/d de gás.

Consórcios

Recentemente, a Capixaba Energia iniciou o teste de longa duração (TLD) no poço Vida, localizado no bloco ES-T-487, na Bacia do Espírito Santo. No poço Vida, foram encontrados indícios de óleo e gás em 2020. Caso o potencial venha a se confirmar, a companhia pretende declarar a comercialidade e, em seguida, apresentar um plano de desenvolvimento para o ativo.

Já na Bacia do Tucano Sul, o consórcio Imetame / Energy Paranã, joint-venture entre EnP e Petres, pretende iniciar, em breve, o TLD no poço Cajuba, no bloco TUC-T-139, onde será empregada a sonda IME-03.

A Imetame possui um total de 36 ativos em carteira, sendo 21 áreas e 15 campos, localizados nas bacias do Recôncavo, Potiguar, Espírito Santo e São Francisco, além de três blocos por assinar, oriundos da última oferta permanente. O volume de produção extraído pela companhia soma cerca de 700 bpd de óleo e 15 mil m³/d de gás.

Fonte: Revista Brasil Energia