unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Newsletter - 23/02/23

IMO REVISA RECOMENDAÇÃO PARA REDUÇÃO DE RUÍDO SUBAQUÁTICO

O Subcomitê de Projeto e Construção de Navios (SDC) da Organização Marítima Internacional (IMO) concluiu em janeiro último a elaboração da minuta de recomendações para redução do ruído subaquático originada pela navegação comercial, revisando as que foram publicadas anteriormente, em 2014.

Estudos analisados pela IMO mostram que o ruído subaquático resultante da navegação comercial traz consequências de curto e longo prazo na vida marinha, em especial para os mamíferos. A maior parte do ruído é gerado pela ação dos propulsores das embarcações.

As novas recomendações aperfeiçoam as que foram publicadas anteriormente quanto à medição de ruídos e ao projeto de propulsores, casco e maquinário do navio, de modo a reduzir o ruído subaquático.

Para navios existentes as recomendações orientam quanto a: instalações de dispositivos no casco que reduzem a emissão de ruídos; limpeza eficiente do propulsor e casco do navio; seleção da velocidade de navegação e rota da viagem.

As referidas recomendações serão submetidas à aprovação do Comitê de Proteção Ambiental Marinha (MEPC), cuja reunião será realizada em julho/2023.

É oportuno destacar que as novas recomendações, assim como as anteriores, não tem cumprimento obrigatório.