unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/02/11

Importação de fertilizantes alcança nível recorde

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) divulgou um incremento de 76% na importação de fertilizantes referente ao mês de janeiro, em comparação ao mesmo intervalo no exercício anterior. O resultado é um recorde histórico para os complexos paranaenses, que receberam 750 mil toneladas de fertilizantes no perãodo.

A elevação na demanda é justificada pelo alto preço das commodities, como soja e milho, no mercado externo, o que leva os produtores nacionais a investirem mais em insumos agrícolas. A alta nos preços está causando uma maior procura para plantar a safrinha. O produtor quer aproveitar o bom preço do milho no mercado internacional, considera o diretor para assuntos portuários do Sindiadubos (Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná), Dicesar Santiago de Souza.

A logística operacional dos portos paranaenses inclui a atracação de até cinco navios simultâneos para a descarga de fertilizantes, apesar de atualmente existirem apenas dois berços preferenciais para o escoamento da mercadoria. Estamos procurando adequar da melhor maneira possível nossa logística para atender esta demanda. Hoje, nossa produção diária está variando entre 20 e 25 mil toneladas por dia só no cais comercial e sem chuva, sustenta o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.

Considerado o principal complexo importador de insumos agrícolas do País, Paranaguá conta ainda com o terminal da Fospar – voltado exclusivamente para a movimentação de fertilizantes -, enquanto as instalações da Ponta do Félix atendem à demanda para Antonina desde setembro de 2010, disponde de dois berços para atracação.