unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/05/10

Importações da América do Sul devem crescer 26%

O crescimento das importações de contêineres na América do Sul ultrapassará a recuperação da exportação este ano, segundo pesquisa da MDS Transmodal. Em seu mais recente estudo, a consultoria britânica antecipa a expectativa de incremento de 26% das compras este ano, para 3,8 milhões de Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés).

Em contrapartida, a MDS estima que as exportações do continente aumentem 3% este ano, para 4,9 milhões de Teus – montante ainda considerado baixo devido à queda de 5% no ano passado.

Segundo a analista Gail Bradford, os exportadores sul-americanos ainda sofrem os efeitos da desaceleração global, com as exportações de bens de consumo impactadas. No próximo ano o foco cairá sobre o crescimento das exportações na direção da América do Sul, e também melhor utilização da capacidade nas rotas de entrada do continente, disse Bradford. Que continua: Nossa análise aponta para melhoria nas operações de importação, predominantemente na costa leste, com previsão de aumento de 30% no volume importado.

A MDS afirma que nos últimos quatro anos aconteceram mudanças significativas no aproveitamento de capacidade na América do Sul, principalmente nas rotas do Extremo Oriente e norte da Europa para a costa oeste. Muitas linhas mudaram a organização nestas rotas, em parte porque a argentina Maruba tirou muitos serviços, por conta de dificuldades financeiras no ano passado, pontua Bradford.