O ferry boat de 99 metros, com capacidade para mais de 1.000 passageiros e 153 carros, está sendo construído no estaleiro da Incat Tasmânia no Prince of Wales Bay, em Hobart.
Este navio rápido usará GNL como combustível principal e será entregue em 2012 a um cliente que não revela sua identidade e acordos comerciais.
O presidente da Incat Robert Clifford disse: Este é um passo significativo como o uso de embarcações movidas a gás natural deve substituir os navios com motores ecológicamente corretos.
A Incat e engenheiros da Revolution Design estão trabalhando com técnicos da GE Energy na Europa e nos Estados Unidos para a evolução deste projeto que será a primeira instalação de GNL dual fuel em um ferry boat de alta velocidade da Incat.
A mudança entre os dois combustíveis (o segundo é um destilado de origem marinha) será controlada automaticamente. Tanques de GNL serão instalados em um compartimento acima dos tanques de duplo fundo marinho destilado.
A Incat está trabalhando com o objetivo de fazer o mais rápido, mais limpo, mais eficiente, ferry boat de alta velocidade no mundo.