Governo escolhe três novos executivos para a Diretoria da agência e retira indicação de Tabita Loureiro, após longo período de espera

A Presidência da República indicou, na segunda-feira (4/4), os nomes Symone Araujo, Cláudio Jorge Martins de Souza e Daniel Maia Vieira para ocuparem três assentos na Diretoria da ANP. Os nomes dos executivos foram publicados no Diário Oficial da União, junto com a solicitação de retirada da indicação de Tabita Yaling Cheng Loureiro, cuja tramitação permanecia em aberto desde outubro de 2020.
As indicações dos três executivos confirmam as informações antecipadas pelo PetróleoHoje em 24 de março. O Senado Federal irá realizar novo esforço concentrado para aprovação de autoridades ao longo dessa semana, mas a chance de os nomes serem aprovados nessa etapa é considerada pequena, uma vez que as indicações terão que ser lidas pela mesa, encaminhadas para a Comissão de infraestrutura para sabatina e posteriormente aprovadas em Plenário.
Symone Araujo será reconduzida ao cargo de diretora da ANP para cumprir novo mandato de cinco anos, enquanto Cláudio Jorge Martins de Souza e Daniel Maia Vieira assumirão as vagas deixadas por Felipe Kury e José Cesário Cecchi, respectivamente. O Senado Federal Irá sabatinar também Fernando Wandscheer de Moura Alves, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, indicado em fevereiro para substituir Dirceu Cardoso Amorelli Junior como diretor da ANP.
Cláudio Jorge de Souza é, atual diretor substituto e ex-superintendente de Dados técnicos da agência. Seu mandato na ANP terá duração até dezembro de 2023.
Daniel Maia é oriundo do TCU. O executivo terá mandato de cinco anos na agência.
Além dos nomes da ANP, o governo indicou executivos para a Aneel, Antaq, Cade e CVM.
Fonte: Brasil Energia