unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/02/24

Indústria aposta no SAF como uma solução rápida para o setor de aviação, analisa a Rystad Energy

O combustível de aviação sustentável (SAF) é a aposta da indústria para fornecer uma solução imediata e viável para a busca da sustentabilidade pelo setor da aviação, analisa a Rystad Energy em relatório publicado no último domingo (18).

O caminho para adotar aeronaves elétricas e movidas a hidrogênio se estenderá por várias décadas, mesmo que estas soluções amadureçam, se tornem comercialmente viáveis em escala e tenham a possibilidade de substituir gradualmente o combustível de aviação baseado em combustível fóssil.

O chefe de pesquisa de Tecnologia Limpa da Rystad, Artem Abramov, estima que os projetos SAF operacionais e anunciados terão, até 2030, uma capacidade de produção combinada de aproximadamente 21 milhões de toneladas métricas por ano. No entanto, somente 20% dos projetos anunciados estão operacionais atualmente.

No mercado, no qual existem 34 projetos SAF, oito já estão operacionais e o pesquisador destaca os EUA como um país que desempenha um “papel fundamental”, além de ter assumido a liderança em ativos atuais e futuros, “moldando a direção do setor”.

Até 2030, os EUA pretendem produzir 8 milhões de tonelada/ano de combustível SAF, representando aproximadamente 38% do mercado global, explicou Abramov. Mas ele também aponta que os custos do SAF permanecem distantes do preço do querosene, bem como avalia improvável atingir uma paridade até 2050.

Para atender e suportar o aumento da demanda por este combustível, é necessário um dimensionamento de políticas. “As companhias aéreas reconhecem o imperativo de mudança, refletido na aceitação de acordos de compensação. No entanto, a sustentabilidade de longo prazo da oferta de SAF atendendo à demanda permanece incerta”, explicou Artem Abramov.

Fonte: Revista Brasil Energia