A Federação das Indústrias de Santa Catarina – Fiesc realizou ontem em sua sede o lançamento de um estudo anual sobre as exportações das indústrias catarinenses. A pesquisa, realizada com 126 empresas catarinenses, é intitulada Diagnóstico do Setor Exportador Catarinense e está agora em sua décima edição.
O evento contou com a participação da gestora do Projeto Setorial Integrado da APEXBrasil, Mônica Valise, o representante do Ministério das Relações Exteriores, Daniel Fernandes, o Diretor Superintendente da Figwal e o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior (Depla) da Secex, Fábio Faria todos patrocinadores e apoiadores do estudo.
Para conseguir fazer o Diagnóstico, as empresas foram divididas nos 18 setores industriais que compõe a indústria catarinense. Os resultados mostraram que 2009 foi um ano de crise em que o déficit da Balança Comercial do estado chegou a -855 mil dólares americanos. Contudo, as perspectivas para 2010 são de que a economia retorne ao que lhe é considerado normal. A Fiesc disponibiliza o estudo na íntegra em seu site.