A União da indústria de Cana-de-açúcar (Unica) enxergou com bons olhos a medida tomada pelo Governo de reservar uma linha de crédito de R$ 4,5 bilhões exclusiva para o financiamento de estoques de etanol combustível (hidratado) – desta vez, com juros menores.
Outras linhas de crédito para esse fim foram criadas em outros anos e não emplacaram. Contudo, o setor está confiante. Os empréstimos estão mais baratos desta vez. Em 2009 os juros estavam em 11,25% ao ano, agora, os produtores pagarão 8,7% ao ano.
“Trata-se de um financiamento muito diferente do que foi no passado, houve uma grande evolução. O que temos agora é um instrumento bem estruturado, em linha com os anseios do setor no que se refere aos valores disponibilizados e taxas de juros,” disse, por meio de nota, o diretor técnico da Única, Antonio de Padua Rodrigues, demonstrando a confiança do setor.
A expectativa é estocar 3,7 bilhões de litros de etanol durante a safra 2012/2013. A estocagem é apontada pelo setor como o caminho para solucionar a inflação do preço do etanol no perãodo de entressafra, quando a oferta de cana-de-açúcar cai elevando os preços.