Por iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) foi lançado semana passada, no Rio de Janeiro, o Catálogo de Navipeças, um portal para divulgação de fornecedores nacionais da indústria naval voltado para contratantes globais. A intenção é que, em breve, os cadastros no Portal sejam compilados em uma publicação contendo informações sobre as empresas capacitadas para prestação de serviços diversos utilizados em todas as fases de produção da indústria naval.
A cerimônia de lançamento contou com a presença dos presidentes da ABDI, Reginaldo Arcuri, e da ONIP, Eloy Fernandez, além de ter entre seus participantes representantes de estaleiros como EISA e Atlântico Sul, empresas do setor (Megatherm, Promom), entidades representativas (ABINEE, ABIMAQ, SINAVAL, ABEMI, FIRJAN) e instituições do Governo (BNDES, MME).
Para o presidente da ABDI, entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e patrocinadora da iniciativa, o catálogo representa os primeiros passos de um longo percurso para o adensamento da cadeia produtiva. ?O projeto sozinho não é suficiente para ampliar a competitividade da indústria naval, mas contribuirá para aproximar demandantes de fornecedores, o que representa um estímulo a indústria nacional.? O coordenador do setor naval na ABDI, Jorge Boeira, explica que a construção da competitividade desse segmento requer a consolidação de competências na elaboração de projetos navais e na gestão de operações na construção naval. ?A ABDI está atenta quanto a proposições nesse sentido e apoiará institucionalmente a articulação de projetos que incentivem o desenvolvimento dessa cadeia produtiva?, ressalta.
Rubens Langer, da Transpetro, acredita que o catálogo veio preencher uma lacuna no mercado de navipeças. ?A ferramenta ainda está no início, mas o modo profissional como foi formulada indica que será um produto estratégico para o fortalecimento da indústria naval no Brasil?, afirma. O vice-presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL), Franco Papini, também aprovou a criação do catálogo. ?A ferramenta será de vital importância para os estaleiros e seus fornecedores, necessitando, porém, de uma atualização constante?, alertou Franco. Segundo ele, o catálogo pode ser ajustado conforme iniciativas internacionais de sucesso como o site da Associação Japonesa (JSMEA) e o Catálogo da Industria de Fornecedores da Korea.
O Portal do Catálogo de Navipeças
Com capacidade para organizar informações sobre cerca de 1.800 itens demandados, o Portal vai auxiliar na divulgação do conteúdo nacional nos empreendimentos da indústria naval. Para participar, as empresas interessadas devem se cadastrar (www.onip.org.br/navipecas) e enviar a documentação para comprovação de aspectos técnicos e jurídicos. Uma vez aprovada, a empresa passa a figurar no catálogo.