O Estaleiro Ilha S/A, do Rio de Janeiro, cumpriu com todas as datas de eventos durante a edificação do navio 504 Log-in Jacarandá, com seus 319 blocos somando sete mil toneladas, cujo lançamento aconteceu no dia 27 de maio de 2010, na carreira lateral do Estaleiro e com a presença de várias personalidades.
Os blocos do Jacarandá foram construidos desde o início nas linhas de montagem com painéis, HPs, anteparas e outras peças através de soldas da mais alta tecnologia. Os processos de soldagem utilizados foram: mig-mag, eletrodo e arco submerso.
O Estaleiro Ilha conta com uma inovação na área de soldagem com o processo mig–mag que são os tratores de solda. Como resultado final o empreendimento obtém garantia de qualidade na solda, além de grande produtividade.
O Jacarandá agora se encontra em fase de acabamento interno dos alojamentos e da sala de controle, além de pintura do casario, instalação elétrica e soldagem final.
Com 271 cavernas e um calado de projeto de 10,60 metros, o Jacarandá conta também com 218,45 metros de comprimento e 29,80 metros de boca, que armazenará 2.700 contêineres em seus porões de carga.
A pintura do Jacarandá passou pela fase de tratamento de superfície, verificação de rugosidade e salinidade, aplicação de tinta, inspeção final e controle de espessura da tinta pelo medidor de película seca, em que consumirá até o final do processo um total aproximado de 90 mil litros de tinta, incluindo os 30% de perda normal, tendo a International como empresa responsável pela pintura do casco supervisionada pelo controle de qualidade do Eisa.
Seu sistema de propulsão consiste de um motor diesel principal acionando uma linha de eixos com hélice de passo controlável, que será adequado para queima de óleo combustivel pesado com viscosidade de até 380 certistokes a 50 graus pré aquecidos, com seis cilindros de 680mm e potência máxima de 19.980 BHP métrico (14.697 kw), com uma rotação de 95 RPM finalizando uma velocidade média de 20 nós.
A instalação elétrica do navio chega a um total de 96 mil metros de fios de diversos tipos e diâmetros. Já estão sendo instalados e fixados os painéis para depois serem conectados os cabos nos equipamentos até chegar à fase de teste final e prova de mar. De acordo com as informações dadas pelo Sindicado Nacional da Industria e Construção Naval (Sinaval), a construção naval está aquecida e a próxima etapa do Estaleiro Ilha S/A será a entrega de mais um porta contêiner da série de quatro da Log-in, além dos outros projetos já em andamento.