unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/11/10

Instalação bate recorde de importação em outubro

A Portonave S/A (Terminal Portuário de Navegantes) teve alta de 86% no tráfego de importação no acumulado de janeiro a outubro de 2010, em comparação com o mesmo perãodo do ano passado. Segundo dados da administração, a instalação recebeu cerca de 72,7 mil contêineres.

Outubro foi o mês com a terceira melhor movimentação de 2010, com aproximadamente 54 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), sendo que 36.536 foram cheios. Destes, 38,1% são de importação, 38,3% de exportação e o restante transbordo.

Produtos como brinquedos, eletrônicos, máquinas, além de cerâmica, plásticos e derivados produzidos no exterior complementam as compras de Natal dos consumidores brasileiros. A baixa do dólar é um dos principais motivos do aumento das importações, sendo que facilita o acesso da população a produtos estrangeiros, explica o gerente comercial da Portonave, Juliano Perin.

A Portonave é um Terminal essencialmente exportador e o equilíbrio se dá devido ao aumento das importações nessa época do ano, explica Perin. Em outubro as exportações somaram 14.016 Teus, do quais 47% eram reefers. A tendência é que o mercado acalme e fique mais estável a partir de agora até o início do ano que vem, quando reiniciam as safras de produtos como maçã e tabaco, o que deve aumentar o envio de mercadorias ao exterior, complementa Perin.