unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/08/09

Instituto alemão aponta para aumento das taxas de afretamento em 2012

Escalada das demolições e dos adiamentos das entregas das encomendas é principal razão para a alta.

O excesso de porta-contêineres com capacidade para transportar até 3 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) no mercado de afretamentos deve diminuir e, com isso, as taxas diárias podem sofrer um grande incremento a partir de 2012, segundo relatório do ISL (Institute of Shipping Economics and Logistics).
O mercado de afretamento para embarcações com maior capacidade deve se manter no cenário atual, de acordo com o instituto alemão de previsões.
O ISL sugeriu que o aumento das demolições e dos adiamentos das entregas das encomendas de embarcações do tipo handy e sub-panamax deve trazer o equilíbrio entre a oferta de espaço e o volume de cargas no próximos 36 meses.
O instituto acredita, ainda, que o mercado de afretamento para embarcações de maior porte só deve começar a subir a partir de 2014, se todas as previsões de crescimento do FMI (Fundo Monetário Internacional) se concretizarem.
No final de semana, o ex-presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos), Alan Greenspan, disse que a crise econômica nos EUA ainda não acabou, mas está chegando muito perto do fim. Para ele, um colapso econômico é carta fora da mesa. (Guia Marítimo)