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Clippings - 08/01/13

Interditada ferrovia de acesso ao Porto

ALL espera liberar linha ainda hoje Uma colisão entre dois trens interditou, na madrugada de ontem, a linha ferroviária operada pela ALL Logística que liga o Planalto ao Porto de Santos.

O choque das composições, ocorrido por volta das 2h10, causou incêndio e o descarrilhamento de 18 vagões e das duas locomotivas. O acidente aconteceu em uma região de serra próxima a São Vicente. Não houve vítimas fatais, mas um dos maquinistas teve ferimentos leves, de acordo com a empresa.

A expectativa da ALL é de liberar a linha ainda hoje, normalizando o tráfego férreo no cais santista. De acordo com a operadora da linha férrea, um trem carregado com açúcar e milho seguia em direção ao complexo santista quando colidiu com a cauda de uma outra composição de cargas, que aguardava a entrada no pátio ferroviário, localizado no km 100 da ferrovia.

O impacto da colisão causou um princípio de incêndio, que foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e pela equipe de segurança da concessionária durante o dia.
O difícil acesso ao local do acidente, que aconteceu em meio à mata da Serra do Mar, prejudicou a chegada das equipes da ALL aos vagões para a retirada dos destroços.

A carga se espalhou por cerca de 70 metros. Técnicos de segurança e engenheiros da operadora trabalharam no local durante todo o dia para a limpeza e a retirada do material. As causas do acidente serão apuradas por uma sindicância aberta pela ALL.

A investigação irá considerar, entre outros aspectos, as informações contidas no computador de bordo da locomotiva. Os trabalhos ainda não têm data para serem concluídos. MAQUINISTA De acordo com a concessionária, o maquinista que conduzia a composição carregada com açúcar e milho sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para atendimento médico.

Sobre a jornada do condutor, a empresa informou que ele passou por perãodo de descanso em um alojamento em Embu Guaçu (SP) antes de assumir a condução do trem, na tarde do último domingo.

A ALL ainda comunicou que os trabalhos de remoção da carga e dos vagões, conduzidos por seus técnicos e engenheiros ambientais, está sendo acompanhados por agentes da Cetesb. Foram instaladas barreiras de contenção preventivas em um córrego da região para estancar possível vazamento de combustível da locomotiva.