
Arquivo/Divulgação
Anúncio lançado pela Antaq, nesta segunda-feira (12), prevê área total de 10.000 m² destinada à movimentação estimada em 1.200 toneladas por ano
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou, nesta segunda-feira (12), um anúncio público para recebimento de pedidos de autorização para construção e exploração de instalação portuária no município do Rio de Janeiro. A agência reguladora estabeleceu prazo de até 30 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União para que os interessados manifestem interessante a respeito de um terminal de uso privado (TUP) destinado à movimentação de carga geral. O edital prevê uma área total de 10.000 metros quadrados, somando área em terra e área de acostagem, para movimentação estimada em 1.200 toneladas por ano.
O requerimento que motivou o anúncio público foi formulado pela empresa Superbraço Serviços Marítimos e protocolado na agência reguladora no último dia 7 de novembro de 2022. O valor global dos investimentos, de acordo com o requerimento apresentado à Superintendência de Outorgas (SOG/Antaq), é de R$ 225 mil durante o prazo de 90 dias. O terminal está localizado no distrito industrial de Santa Cruz, na zona oeste da cidade. Após a definição, a autorização deverá ser formalizada por meio de contrato de adesão, que será celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Infraestrutura, e o interessado selecionado, com interveniência da Antaq, podendo ser por meio de termo aditivo — em caso de contrato de adesão já existente.
Fonte: Revista Portos e Navios