A Ipiranga anunciou a expansão de sua operação de comercialização de óleo diesel marítimo (MGO) na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, dobrando sua capacidade de abastecimento com a inclusão da barcaça E-241, que tem capacidade para transportar 2.150 metros cúbicos (m³) de combustível. Com a nova fase, a operação poderá atender até 18 mil m³ por mês, oferecendo maior disponibilidade para o abastecimento de embarcações na água.
Além da nova barcaça, melhorias na infraestrutura da base da Ipiranga permitiram aumentar a capacidade de carregamento de caminhões-tanque e a ampliação da tancagem para 7 mil m³. A operação foi iniciada em dezembro de 2023, e antes da expansão, o abastecimento era realizado com uma barcaça de menor capacidade, partindo do Estaleiro São Miguel, em São Gonçalo (RJ).
A Ipiranga, que já atua em outros portos do Brasil, como Paranaguá, Itajaí, Belém e Manaus, reforça sua presença no mercado de combustíveis marítimos, que está em crescimento. A operação de MGO envolve transporte por duto, rodoviário e marítimo, seguindo rigorosos protocolos de segurança.
Fonte: Revista Portos e Navios