unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Na Mídia - 03/03/21

IR 2021: Casais devem fazer a declaração conjunta ou individual? Veja as diferenças e como incluir filhos

Dependentes devem entrar no documento de quem ganha mais, para abater mais despesas do Imposto de Renda ou aumentar a restituição.

O Globo01/03/2021 – 16:20 / Atualizado em 01/03/2021 – 16:21

Conjunta ou individual: cabe ao casal avaliar qual opção é mais indicada de acordo com as suas receitas e despesas dedutíveis Foto: Reprodução/Site da Defesa
Conjunta ou individual: cabe ao casal avaliar qual opção é mais indicada de acordo com as suas receitas e despesas dedutíveis Foto: Reprodução/Site da Defesa

RIO — Com o início do prazo para declarar o Imposto de Renda 2021, muitos casais se perguntam se é mais vantajoso fazer a declaração conjunta ou individual. A resposta, no entanto, não é uma regra geral e cabe ao casal avaliar qual opção é mais indicada de acordo com sua renda e com as despesas que podem ser abatidas.

Tutorial: Veja o passo a passo de como preencher a declaração

Pelas regras da Receita Federal, estão aptos a optar pela prestação de contas ao Fisco em conjunto pessoas que são oficialmente casadas, pessoas que vivem em união estável há mais de cinco anos e pessoas que têm filhos em comum.

A decisão pela declaração em conjunto ou individual é importante, pois ajuda a determinar um valor menor de tributação ou maior de restituição do imposto.

Para ajudar nessa escolha, especialistas recomendam que seja feita a simulação de cada cenário no sistema da Receita Federal antes de o casal tomar a decisão

Ao ponto:  Ouça o podcast sobre o IR e tire suas dúvidas

Confira as principais diferenças de cada modelo de declaração e saiba qual a melhor maneira de incluir os filhos.

Declaração conjunta

Ao optar pela prestação de contas conjunta, o casal deve ter em mente que um dos cônjuges entrará como titular e o outro como dependente, assim como os seus filhos.

Dessa forma, a renda de ambos será somada, assim como as despesas dedutíveis previstas pela Receita Federal, como planos de saúde, previdência privada e escola particular.

CPF:  Documento é obrigatório para incluir dependente. Saiba como emitir o documento para menor

Por isso, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Nehme, aponta que a declaração conjunta pode acabar sendo vantajosa apenas quando um dos cônjuges não possuir renda.

Nesse cenário, as despesas implicariam uma dedução do imposto maior, mas a soma das rendas não levaria a declaração a uma faixa de tributação mais elevada.IR: PROCESSADA, EM ANÁLISE, NA FILA. ENTENDA O STATUS DA DECLARAÇÃO1 de 9 

Como saber o status da declaração

Tela do programa do Imposto de Renda
Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

Após a entrega da declaração de IR, ela pode se encontrar em difetente estágios de análise. Basta pesquisar no site da Receita para saber qual é a sua situação. Em processamento, processada, com pendências. Estas são algumas das mensagens que aparecem no extrato do IR que pode ser acessado pelo contribuinte via internet.

Em processamento

Página de consulta ao Imposto de Renda Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Indica que a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

Em fila de restituição

  Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Indica que o documento foi processado e que o contribuinte tem direito a restituição, mas o valor ainda não foi disponibilizado na rede bancária. Para recebimento da restituição, o contribuinte não pode ter pendências de débitos na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Processada

  Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Indica que a declaração foi recebida e teve seu processamento concluído. Isso, no entanto, não significa que o resultado tenha sido homologado, podendo ser revisto num período de até cinco anos.

Com pendências

  Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Indica que durante o processamento da declaração foram encontradas pendências em relação a algumas informações e que o contribuinte deve regularizá-las.PUBLICIDADE

Em análise

  Foto: Reprodução / Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução

A declaração foi recebida, está na base de dados da Receita, que aguarda a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte. Outra possibilidade é a declaração ainda não ter sido processada à esperada do fim da análise de documentos entregues pelo contribuinte.

Retificada

 Receita alerta para que, ao receber a carta, contribuinte não acesse o endereço eletrônico indicado na correspondência Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo
Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

Indica que a declaração anterior foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada

A Receita disponibilizou programa para preenchimento da declaração Foto: Daniel Acker / Bloomberg
Foto: Daniel Acker / Bloomberg

A declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou solicitação do contribuinte.

Tratamento manual

IR Foto: Agência O Globo
Foto: Agência O Globo

A declaração está sendo analisada e o contribuinte deve aguardar correspondência da Receita.

— Vale a pena fazer desta forma quando um dos dois não possui renda, porque ele passa a compor a declaração, trazendo suas deduções, e reduzindo a base de cálculo do imposto. Nos casos em que ambos os declarantes possuem renda, ao fazer esse somatório, a incidência do imposto fica maior quando declaradas em conjunto — explica Nehme.

No entanto, se a soma das despesas dedutíveis compensar a junção das rendas, a declaração em conjunto acaba tornando-se uma boa opção.

IR:Completa ou simplificada? Veja qual a melhor declaração para o seu caso

Declaração individual e como incluir os filhos

Caso os cônjuges optem por manter as declarações separadas, cada um apresentará sua prestação de contas individualmente, com as deduções e rendas separadas.

Para a advogada da área tributária do Kincaid Mendes Vianna Advogados, Patrícia Azevedo, essa é uma boa ideia quando os dois têm renda, mas os gastos que podem ser deduzidos do IR são poucos.

Viu isso?  Teste de covid-19 pode ser deduzido do imposto? Veja como declarar despesas médicas

Ela ressalta que, nesse caso, os dois poderiam obter as vantagens de preencher uma declaração simplificada:

— Para os casais que têm poucas despesas dedutíveis, a declaração simplificada pode ser mais vantajosa, pois ambos poderiam usufruir o desconto de 20% permitido por lei.

No caso de haver dependentes a serem incluídos, como filhos, os especialistas recomendam que o casal pondere em qual declaração o dependente resultaria em um abatimento maior no imposto, já que a Receita Federal não permite que o mesmo filho seja incluído em duas declarações.

Vale a pena? Quem não é obrigado pode conseguir restituição se fizer a declaração

Dois ou mais filhos podem ser colocados em declarações distintas, mas especialistas explicam que, se a diferença de renda entre os cônjuges for grande, é melhor incluir os dependentes na declação do cônjuje que ganha mais, para a dedução do IR ser maior.

Bens em comum

Se o casal escolher a declaração conjunta, todos os bens que tiverem em comum já estarão na mesma prestação de contas. Se a opção for pela declaração individual, os bens ou direitos comuns devem ser relacionados em apenas uma das declarações.

Nesse caso, na declaração do contribuinte em que não constar os bens e direitos, deve ser incluída a informação no campo “Discriminação”, com a utilização do código 99, para informar que as posses estão na declaração do cônjuge.

Fonte: Jornal O Globo