unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/04/11

Israel quer parceria em biocombustíveis

Israel tem a intenção de fechar novas parcerias com o Brasil na área de biocombustíveis, investindo no cultivo de matérias primas em terceiros países.

A ideia é que aptidões tecnológicas comuns a ambos os países sejam aproveitadas, como já ocorre na Colômbia, onde a israelense Merhav contou com financiamento US$ 223 milhões do Banco do Brasil para instalar usina de etanol. Equipamentos de uma fornecedora brasileira foram usados para montagem da planta.
De acordo com o diplomata israelense, Raphael Singer, transações comerciais entre os países devem se incrementar como conseqüência do tratado de livre comércio entre o Mercosul e Israel, em vigor desde o ano passado. “Cerca de 80% de nossos negócios devem se dar especificamente com o Brasil”, prevê Singer.

Renováveis

Com matriz energética predominantemente baseada em termelétricas a carvão, o governo israelense vem incentivando o uso de fontes de energia renovável. Atualmente, está em curso no país programa que visa a instalar sistemas fotovoltaicos conectados à rede em residências e companhias privadas.

Outra aposta do país é em carros elétricos. Em até três anos, segundo Singer, a fundação Betterplace pretende ter em circulação aproximadamente 100 mil carros elétricos. Os automóveis, de modelo francês, terão autonomia de 60 km, nível satisfatório para as dimensões territoriais do país.