unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/07/10

Itaguaí: adiado novo terminal de contêineres

O presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jorge Mello, informou que desistiu da licitação imediata de um segundo terminal de contêineres em Itaguaí, como anunciara há dois meses. Afinal, o Sepetiba Tecon (Itaguaí) ainda não atingiu a plena capacidade e terá expansão, mesmo sem contar com o reforço do segundo terminal. Além disso, os terminais do Rio – Libra e Multiterminais – mais do que duplicarão suas capacidades nos próximos anos. Mello disse que a licitação do segundo terminal de Itaguaí ficará para o futuro. Nas previsões da estatal federal, a próxima disputa será de um terminal para exportação de granéis sólidos, como minério de ferro e carvão.

O Libra e o Multiterminais têm capacidade formal para 600 mil contêineres de 20 pés (TEUs) por ano, cada um, e suas operações nem sequer chegaram a 50% desse nível. Com a ampliação, terão capacidade somada de 3 milhões de TEUs, embora tal performance só vá ocorrer após 2014.

O Sepetiba Tecon irá elevar sua capacidade para 1,5 milhão de TEUs. Com isso, os dois terminais cariocas e o de Itaguaí terão, em conjunto, capacidade para operar 4,5 milhões de contêineres de 20 pés, nível que dificilmente será alcançado pela demanda.