unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/08/11

Itaguaí terá novo terminal de granéis sólidos de 245,5 mil metros

A CDRJ (Companhia Docas do Rio de Janeiro) vai lançar em breve o edital de licitação para arrendar à iniciativa privada uma área de 245,4 mil metros quadrados do porto de Itaguaí. O terreno, com saída para a Baía de Sepetiba, será um terminal público destinado à movimentação de granéis sólidos, conhecido como área do meio por ser localizado entre os terminais da Vale e da CSN.

A empresa que vencer a licitação para arrendamento da área por 25 anos, renovável por mais 25, terá de investir cerca de R$1,5 bilhão, segundo estimativas da CDRJ, já que o conceito do projeto é greenfield, ou seja, o arrendatário será responsável pela superestrutura e pela infraestrutura. Em contrapartida, o investidor terá direito de explorar um terminal capaz de movimentar 25 milhões de toneladas de minério por ano, com potencial para atingir até 44 milhões.

Atualmente, o porto de Itaguaí tem quatro terminais, sendo dois de granéis sólidos, operados pela Vale e pela CSN, e dois carga conteinerizada, operados pela Sepetiba Tecon e pela Vale Sul. Juntos, eles operam 55 milhões de toneladas por ano. Com este quinto terminal da área do meio, o Porto de Itaguaí de atingir uma movimentação de 80 milhões de toneladas por ano.