Lista aponta complexos com maior crescimento.
O Porto de Itajaí (foto) figura no segundo lugar entre os complexos portuários que mais cresceram no mundo, superado apenas pelo Porto de Gdansk (Polônia). As informações são do relatório de novembro da Drewry, consultoria especializada no setor marítimo. Itajaí apresentou 72,7% de crescimento entre janeiro e outubro de 2010, enquanto o complexo polonês alcançou 97,4% no mesmo perãodo.
Em terceiro lugar no ranking da Drewry, aparece o Porto de Vladivostok, na Rússia, com 70,5% de desenvolvimento. Dessa forma, Itajaí não apenas representa o único complexo brasileiro entre os dez portos globais com maior incremento, como também é um dos poucos representantes de toda a América Latina, juntamente com Buenos Aires, que ocupou a 24º colocação.
De acordo com o superintendente do porto, Antonio Ayres dos Santos Júnior, a inclusão de Itajaí na lista global reflete os investimentos efetuados em sua infraestrutura. A posição ocupada por nosso complexo portuário consolida nossa posição de um dos mais operantes portos brasileiros e comprova as excelentes condições operacionais do Porto de Itajaí e dos demais terminais instalados nas margens do Rio Itajaí-Açu.
Desempenho
O complexo finalizou o mês de novembro com um total de movimentação acumulado de 9,03 milhões de toneladas e 867,21 mil Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés). O resultado foi acima do esperado pela Autoridade Portuária, que havia projetado um trânsito de 800 mil Teus nos 12 meses do ano.
Já as operações relativas a novembro totalizaram 893,92 milhões de toneladas e 89,5 mil Teus, conforme resultados divulgados pelo CAP (Conselho de Autoridade Portuária) de Itajaí no dia 10.