unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/09/09

Itajaí obtém licenciamento ambiental para dragagem

Na última sexta-feira, dia 11, o presidente da Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Itajaí), Murilo Flores, concedeu ao porto catarinense o licenciamento ambiental para a dragagem de aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução do complexo portuário. Agora, a obra que será feita com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderá iniciar o processo de licitação.

A dragagem possibilitará que o complexo portuário do Rio Itajaí-Açu tenha profundidade ampliada de 11 para 14 metros. Com isso, navios com até 300 metros de comprimento e 40 metros de largura e 13 metros de calado poderão atracar na região.

De acordo com o projeto de dragagem, serão retirados 6 milhões de metros cúbicos de sedimentos do fundo do Rio Itajaí-Açu, mais a derrocagem da laje de 28,9 mil metros cúbicos, localizada nas proximidades do canal externo.

A concessão da licença possibilitará que, até o final deste ano, o porto já esteja operando dentro dos novos parâmetros. Agora, a próxima etapa será a emissão da Licença Ambiental de Instalação (LAI), procedimento que deve ocorrer em breve, informou Flores.

O superintendente do Porto, Antônio Ayres dos Santos Júnior, ponderou que a dragagem permitirá que o complexo continue na rota das grandes empresas armadoras, além de proporcionar condições para operações com navios de maior porte e movimentação de maiores volumes por escala. O aumento no tamanho dos navios que escalam na costa brasileira exigem essa condição de calado e, se não tivermos essa profundidade, seremos automaticamente eliminados do mercado, conclui Ayres.