unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/08/11

Itajaí se insere definitivamente no mercado do petróleo e do gás

Para o Prefeito Jandir Bellini, as notícias trazidas pelo representante da Petrobras no evento são a certeza de que o Equipaindustria vem em boa hora.

Em dois anos de atividades, a Unidade de Exploração Sul da Petrobras, sediada em Itajaí, já supera toda a produção do norte e do nordeste do Brasil. E ela integra um plano de investimento da Petrobras na ordem de U$ 224 bilhões entre este ano e 2015, o que representa o maior investimento mundial no setor.

Estas informações foram apresentadas pelo representante da Unidade de Exploração Sul da Petrobras, Edson Machado, na tarde desta terça-feira, no Centreventos, durante a abertura da segunda edição do Equipaindustria Itajaí, Evento Multissetorial do Petróleo e Gás.

Para o Prefeito Jandir Bellini, as notícias trazidas pelo representante da Petrobras no evento são a certeza de que o Equipaindustria vem em boa hora. “Itajaí se sente honrada em receber a segunda edição deste grande evento e assim, se insere neste novo contexto da economia nacional, que é a indústria do petróleo e do gás.” Segundo o Prefeito, “precisamos estar preparados para este ‘pool’ de empresas que virão para Itajaí nos próximos anos. Os anúncios da Petrobras são a certeza de que estamos no caminho certo e esta segunda edição do Equipaindustria nos dá a certeza de que o futuro está aqui”.

A abertura do Equipaindustria Itajaí 2011 reuniu autoridades municipais e regionais, empresários e representantes de diversas áreas ligadas à cadeia produtiva e do petróleo e do gás. O evento segue até sexta-feira (12) no Centreventos e tem a expectativa de reunir um público visitante de cerca de oito mil pessoas.

De acordo com o presidente do Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (Itaesa), organizador do evento, Pedro Thadeu Silva, a segunda edição do evento representa uma resposta às oportunidades geradas no mercado do petróleo e gás com a advinda do pré-sal.

“E Itajaí e região respondem de forma significativa ao desafio de realizar esta importante atividade. Esta é a oportunidade de mostrar a pujança e a força de Itajaí no mercado da tecnologia e do gás”.

Ao discursar em nome da autoridade portuária de Itajaí, o superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior disse que o Porto se sente honrado em participar do evento. “Itajaí está, sem qualquer sobra de dúvida, no caminho dos negócios das empresas dos setores de petróleo e gás. O município está se preparando para esse novo desafio, bem como o nosso Complexo Portuário, que já tem plenas condições de atender às demandas relacionadas às atividades de prospecção e exploração”, afirmou o superintendente do Porto de Itajaí Antonio Ayres dos Santos Júnior.

Ayres, inclusive, será um dos painelistas do segundo dia Equipaindústria em Itajaí. O superintendente vai abordar o tema “A retomada e o fortalecimento da Indústria Naval Brasileira e a adaptação de Portos e Estaleiros para suprir a demanda offshore”.