unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/07/10

Italianos reforçam setor naval

O grupo italiano Azimut-Benetti fez, ontem, em São Paulo, o lançamento do novo estaleiro que será instalado em Itajaí. Especializada em lanchas de luxo, a empresa é uma das maiores do mundo no setor de barcos de esporte e lazer. Serão investidos 80 milhões de euros (aproximadamente R$ 180 milhões) em cinco anos.

A operação começa em agosto em sede provisória. Quando pronta, a fábrica terá 200 mil metros quadrados no Bairro Cordeiro. Serão produzidos seis modelos de lanchas, sendo quatro com menos de 80 pés (24,4 metros de comprimento) e dois com mais de 80. No pico da produção, serão 100 barcos por ano.

Segundo o principal executivo da Azimut no Brasil, Luca Morando, Itajaí foi escolhida pela qualificação de mão de obra, segurança, logística, rede de fornecedores e pelos incentivos do governo municipal e estadual. Desde julho de 2009, SC tem o Pró-Náutica, benefício que reduziu de 25% para 7% a alíquota de ICMS para embarcações de lazer.

Hoje, São Paulo concentra 34% das empresas do setor, seguido do Rio de Janeiro, com 32%, e SC, com 9%. Segundo dados do Instituto de Marinas do Brasil (IMB), SC conta com pelos menos 25 fábricas nesta área.

O diretor executivo da Associação dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (Acobar), Lenilson Marcelo Bezerra, observa que a presença de um fabricante é um alento para a economia local.

– O setor gera muitos empregos. A cadeia produtiva é extensa e o investimento no estaleiro mexe com a economia local. Esperamos que a Azimut se solidifique e estimule a concorrência interna. Tem mercado tem para todo mundo, é só saber trabalhar bem – destaca.