A Technip acertou com a Ithaca Energy, do Reino Unido, um contrato para prestação dos serviços de engenharia, aquisição, instalação e construção dos sistemas submarinos da região de Great Stella, projeto de E&P na costa sudeste da Escócia. O acordo foi anunciado ontem pela fornecedora francesa.
O contrato cobre o projeto detalhado de 33 km de oleoduto e 63 km de gasoduto interligando plataformas de produção. O prospecto de GSA fica a 280 km da costa e em águas rasas, com lâmina d’água em torno de 90 metros.
Além do sistema de escoamento, a Technip está incumbida de fornecer os coletores (manifolds), linhas flexíveis, conectores, além dos serviços de instalação do sistema de ancoragem de plataformas de produção. O contrato será executado até fim do segundo semestre de 2013, porém os valores relativos ao fornecimento dos serviços não foram revelados.
A região de Great Stella perpassa os blocos de Stella e Harrier, em desenvolvimento, localizados na região central do Mar do Norte britânico. A Ithaka é operadora da região com 66,66% em parceria com as petroleiras Dyas (25,34%) e Petrofac (20%).