Governo anunciou que em abril de 2013 iniciará perfurações em busca de petróleo e gás natural na esperança de encontrar as maiores reservas do país.
O governo japonês anunciou que em abril de 2013 iniciará perfurações em busca de petróleo e gás natural ao longo da costa da província de Niigata na esperança de encontrar as maiores reservas do Japão. Funcionários do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, citados pelo jornal Nikkei, cosnideram que podem estar diante de campos petrolíferos com tamanhos semelhantes aos do Oriente Médio.
Isso é muito promissor, disse o secretário-chefe do Gabinete, Osamu Fujimura, aos jornalistas. Espero que isso vá conduzir à descoberta de campos de gás”. O estudo irá abranger uma superfície de 135km² ao custo de 9,8 bilhões de ienes. Os testes de perfuração estão previstos para ocorrer de abril a junho de 2013 pela JX Nippon Oil & Gas Exploration Corp.
Estudos indicam a presença de uma importante reserva de petróleo e gás natural no fundo do mar, a 1.100 metros de profundidade, a 30km da Ilha de Sado. A perfuração irá atingir 2.700 metros de profundidade. O Japão vem explorando a área de 2003, mas até agora não pode confirmar a existência de reservas que sirvam para comercialização.