unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/01/13

Japonesas Mitsui e Enac fecham aquisição da Ecogen Brasil

As japonesas Mitsui e a Enac concluíram no final de dezembro a compra do controle da Ecogen Brasil, empresa de soluções energéticas que detém o maior parque privado de cogeração do país, com 112 MW em operação. A aquisição movimentou R$ 300 milhões.

As negociações começaram ainda em 2010 por interesse da Mitsui. Como parceira da Petrobras em companhias distribuidoras de gás de setes estados – Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina, Paraná e Bahia -, a multinacional enxergou na atuação da Ecogen Brasil uma oportunidade de alavancar o consumo do energético por meio do desenvolvimento do mercado de cogeração.

A Enac, subsidiária da Tokyo Gas, foi contratada originalmente para dar apoio na diligência técnica e acabou ficando com 10% da brasileira. Trata-se do primeiro investimento da companhia fora do Japão.

CEO da Ecogen Brasil, Nelson Oliveira, permanecerá por pelo menos três anos no cargo. “Ainda não sentamos para detalhar o plano, mas a ideia é crescer ao máximo, focando no setor industrial e na área de cogeração”, informa.

A empresa gerencia 35 plantas que consomem algo em torno de 70 mil m³/dia de gás, volume considerado ainda baixo. Mais três projetos estão em fase de construção e vão agregar 20 MW ao parque instalado.

A Ecogen Brasil conta com 130 funcionários próprios e 90 terceirizados, atuando diretamente em obras. Criada em outubro de 2002, como Iqara Energy Services, sob controle do Grupo BG, a empresa foi adquirida em 2008 por um grupo de investidores e passou a se chamar Ecogen Brasil.