unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/10/22

Karoon obtém redução de royalties em Baúna

ANP considerou a produção acumulada dos três reservatórios do campo para estimar os valores a serem recebidos até 2039


FPSO Cidade de Itajaí, que opera no campo de Baúna

ANP aprovou, na quinta-feira (6), a redução da alíquota de royalties sobre a produção incremental do campo de Baúna, localizado na Bacia de Santos. O campo, operado com 100% de participação pela Karoon, é composto pelos reservatórios de Baúna, Piracaba e Patola.

A Superintendência de Participações Governamentais (SPG) estimou que os royalties a serem recebidos pelos entes federais serão de R$ 2.4458,58 milhões durante o período de agosto de 2022 até fevereiro de 2039 (o atual limite contratual do ativo).

A agência verificou que o campo é tido como maduro, considerando o critério de produção acumulada ser 70% do valor de seu volume a ser produzido. A produção acumulada do campo representa 78,3% dos volumes recuperáveis totais, e, a partir disso, a Superintendência de Desenvolvimento e Produção (SDP) criou a curva de referência para a redução, levando em conta o declínio histórico de Baúna.

A redução do benefício foi motivada a partir da revisão do Plano de Desenvolvimento de Baúna, com incentivo à implantação dos projetos de produção complementares. Estes projetos são referentes a melhorias no projeto de produção já implantado no campo, que abrange a recuperação e utilização do sistema de elevação de petróleo em três poços (SPS-92, PRA-2 e SPS-56) e a drenagem da zona inferior do poço BAN-1.

Além disso, há o desenvolvimento da área do reservatório de Patola, resultando no aumento de aproximadamente 39 milhões de barris de reserva, correspondente a um incremento de 10% no fator de recuperação. Para isso, a companhia estima investimentos de US$ 378,2 milhões até 2028.

Caso o projeto tenha sucesso, poderá haver ampliação das reservas de óleo e gás de 14,4 milhões de barris para 54 milhões, aumentando o fator de recuperação de 39% para 49% e ampliando a vida útil do campo de 2026 para 2032.

Além do campo de Baúna, a companhia detém os campos de Neon e Goiá, e o bloco S-M-1537, que contém a descoberta de Clorita, todos na Bacia de Santos.

ÓLEO E GÁS