unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/05/24

Karpowership e Petrobras firmam MoI para o setor de gás e energia

O Memorando de Intenções (MoI) prevê a integração das expertises das companhias nesses setores para garantir o fornecimento e atender a demanda da indústria energética nas Américas

A Karpowership e a Petrobras assinaram um Memorando de Intenções (MoI) para integrar suas respectivas expertises nos setores de gás natural e energia – o que inclui liquefação de gás natural (flutuante e terrestre), armazenamento de gás natural e GNL, e projetos de regaseificação – para garantir o fornecimento e atender a demanda da indústria energética nas Américas, segundo o comunicado divulgado nesta quarta-feira (8).

De acordo com Beyza Özdemir, diretora Regional de Operações Comerciais para a América do Sul da Karpowership, o acordo com a Petrobras reforça o compromisso de longo prazo da empresa com o Brasil, “nosso centro de investimentos na América do Sul”.

“Será uma oportunidade para trabalharmos juntos em novas estratégias de negócios com uma das maiores empresas de energia do mundo e potencialmente expandir nossas ofertas para a sociedade brasileira e para as Américas”, disse Özdemir, segundo o comunicado. 

A Karpowership também espera fazer novos investimentos nos próximos anos em projetos renováveis, bem como em iniciativas de “tecnologia verde”. Segundo Özdemir, a empresa está comprometida em criar novas oportunidades de emprego nas indústrias brasileiras marítima, de gás e de energia em sinergia com as melhores práticas internacionais de ESG.

A Karpowership está no Brasil desde 2021. Seu principal ativo no país, atualmente, é o projeto de geração de energia a GNL (GNL-to-power) localizado na Baía de Sepetiba, em Itaguaí (RJ), que conta com quatro termelétricas flutuantes e uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU) a gás (LNG) com capacidade instalada de 560 MW.

Na área de renováveis, a empresa possui duas plantas solares com capacidade instalada de 2,1 MW, também em Itaguaí (RJ). A primeira está prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2024, enquanto a segunda está em fase de licenciamento. 

A Karpowership analisa, ainda, potenciais projetos solares no Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás, além de possíveis empreendimentos para produção de biometano no Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Fonte: Revista Brasil Energia