Divisão de solução digitais da companhia norueguesa já possui projetos com alguns dos principais armadores que atuam no mercado brasileiro de óleo e gás

Detentora de uma carteira de clientes que engloba desde armadores de embarcações de apoio marítimo e shipping até petroleiras e mineradoras, a Kongsberg Digital (KDI) possui a ambição de acelerar a busca pela eficiência e descarbonização do transporte marítimo.
Através da de sua infraestrutura de soluções digitais – o Vessel Insight –, a companhia está “conectando” os grandes volumes de dados gerados a bordo das embarcações com a equipe dos armadores em terra, disponibilizando os dados na nuvem.
“É como se o navio estivesse na palma da sua mão”, disseram dois dos seus executivos nesta reportagem. Após os dados serem processados e entregues no ambiente da nuvem – o Kognifai Marketplace –, o usuário pode monitorar, por exemplo, o histórico de consumo de combustíveis e emissões.
De acordo com Clara Boa Nova e Paulo Assunção, Customer Success manager e Growth manager da Kongsberg Digital, os dados podem ser visualizados nos aplicativos existentes, exportados para Excel e gerenciados no Power BI (através do Power BI Connector).
Segundo eles, o grande salto do Vessel Insight reside em elevar o poder da tomada de decisão para monitorar e, sobretudo, aprimorar os aspectos operacionais dos navios. “Nossa solução traz mais transparência para quem está em terra. Para cada embarcação conectada, você vai aprimorando, dando escala para essa entrega.”

Com mais de duas mil contratações embarcadas no mundo, a empresa possui, dentre os seus clientes no Brasil, alguns dos principais armadores do segmento de apoio marítimo às operações de exploração e produção de petróleo e gás.
Até a Vale aderiu ao Vessel Insight como ferramenta analítica, equipando o sistema a bordo de quatro navios-graneleiros Valemax. Espera-se que a mineradora utilize os dados coletados do Vessel Insight para verificar e confirmar a redução de consumo de combustível e emissões como parte de seu programa de Ecoshipping.
“Queremos dar escala ao negócio e crescer exponencialmente”, comentaram Boa Nova e Assunção.
Em âmbito global, a KDI e a Shell Marine assinaram, em setembro do ano passado, um MoU para apoiar os esforços da petroleira britânica na busca pelo net zero. Já com a MSC (Mediterranean Shipping Company), a empresa assinou contrato para toda sua frota de mais de 500 embarcações.
“A ideia é simplificar, estandardizar a conexão. Sair da vigilância do big brother [aqui alusão à obra de George Orwell] e atuar no better tomorrow”, concluíram.
A KDI possui três divisões – a Digital Ocean, Digital Wells e Digital Energy. Além dos contratos assinados pela Digital Ocean, a Digital Energy firmou, em março de 2023, um acordo estratégico com a Chevron para digitalizar seus ativos globais utilizando o digital twins da KDI. O acordo inclui um compromisso plurianual.
Fonte: Revista Portos e Navios