unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/03/23

Leilão de alienação do ex-NSS ‘Felinto Perry’ será na próxima sexta-feira (17)

Arquivo/Divulgação

Certame organizado pela Emgepron prevê venda do antigo navio de socorro submarino em lote único, pelo valor mínimo de R$ 2,85 milhões.  Edital menciona que embarcação, considerada inservível para força naval, necessita de ‘grandes reparos’

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) promoverá, às 10 horas da próxima sexta-feira (17), o leilão para venda e destinação final do ex-navio de socorro submarino (NSS) Felinto Perry (K-11), da Marinha do Brasil. O edital menciona que o navio, considerado inservível para força naval, necessita de ‘grandes reparos’. A embarcação se encontra na base da Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ). De acordo com a publicação, o credenciamento dos interessados a participar do certame será realizado no dia anterior (16), em modo presencial, no Rio de Janeiro. O bem será ofertado em lote único, com valor mínimo de arrematação de R$ 2,85 milhões.

Construído na Noruega, o ex-navio Felinto Perry foi incorporado à Marinha do Brasil em outubro de 1988. Em dezembro de 2020 foi realizada a mostra de desarmamento da embarcação que, ao longo de 32 anos, foi empregada em tarefas de resgate a submarinos sinistrados e apoio a atividades de mergulho profundo. Com 77,8 metros de comprimento, 17,5m de boca e 4,62m de calado, a embarcação de propulsão diesel-elétrica é equipada com câmaras de descompressão e sino atmosférico — que permite a realização de resgates a profundidades superiores a 300 metros.

O edital de alienação prevê que as informações dos componentes foram extraídas de manuais técnicos e não correspondem necessariamente aos respectivos estados atuais dos itens. Além disso, as regras estabelecem que os bens serão vendidos no estado de conservação em que se encontram.

Quando em operação, o navio desempenhava até 4.107 toneladas de deslocamento, podendo atingir 12 nós de velocidade máxima. Com autonomia de 77 dias e capacidade para até 127 tripulantes, o Felinto Perry tinha ainda como características um sistema de posicionamento dinâmico (DPS), que possibilitava ao navio permanecer parado em relação a um determinado ponto, e plataforma para helicópteros e guindastes.

O sistema de DP Kongsberg Simrad controla automaticamente o leme e os propulsores (dois eixos e dois hélices transversais avante e dois a ré). A embarcação foi equipada com 1 guindaste para 30t, 2 guindastes para 3t e convés de voo octogonal de 19m de diametro, acima do passadiço, com capacidade de receber helicópteros de médio porte.

Serviço
Leilão para venda e destinação final do ex-navio de socorro submarino (NSS) Felinto Perry (K-11)
Data: 17/03/2023
Horário: 10:00
Modo: Presencial
Local: Estrada dos Bandeirantes, 10.639 Recreio dos Bandeirantes – CEP: 22783-116 Rio de Janeiro – RJ
Comitente: Emgepron

Pré-Credenciamento (Entrega do envelope “documentos”)
Data: 16/03/2023
Horário: 10:00
Local: Nas dependências do Leiloeiro João Emílio
Informaçõeshttps://www.joaoemilio.com.br/leilao/3399/lotes

Fonte: Revista Portos e Navios