unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/02/26

Leilão do corredor ferroviário Minas-Rio deve sair no 1º semestre, diz secretário

– O leilão de concessão ferroviária do chamado Corredor Minas-Rio, cujo edital será publicado em 26 de janeiro, deve ser realizado ainda neste semestre, segundo o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

O processo será o primeiro nos moldes da 1ª Política Nacional de Outorgas Ferroviárias. O certame será por chamamento público, dispensando parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o processo.

“O nosso planejamento é fazer chamamentos públicos para essa malha que vai ser devolvida. O primeiro chamamento público que o governo vai fazer é o Corredor Minas-Rio, que vai trazer uma conexão de Arcos (MG) a Barra Mansa e AngradosReis (RJ)”, disse Ribeiro.

Ribeiro disse que a expectativa é que o Corredor Minas-Rio esteja funcionando ainda neste ano. “A partir desse chamamento público, nós teremos um padrão para fazer diversos outros chamamentos públicos. Então, estamos muito otimistas e esse ano vai ser um ano de muita movimentação ferroviária”, afirmou.

Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), observou que o corredor leva não só minério, mas outras formas de carga geral. “A devolução pela VLI vai ter a indenização correspondente, que vai poder ser direcionada a projetos ferroviários, de acordo com a política pública”, acrescentou Sampaio. A ideia é escoar a produção siderúrgica e de calcário por esse trecho.

Estudos do Ministério dos Transportes indicavam pouco movimento ou ociosidade nos trilhos do corredor.

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2026/02/09/leilao-do-corredor-ferroviario-minas-rio-deve-sair-no-1o-semestre-diz-secretario.ghtml