A Petrobras deve usar o projeto de produçao de Libra 4 como parâmetro para o desenvolvimento de um novo modelo de negócios para o segmento subsea. A empresa, contou a gerente-executiva de Sistemas Submarinos, Cristina Pinho, pretende trabalhar os projetos submarinos desde o início com a indústria, trazendo os fornecedores de bens serviços para o desenvolvimento dos projetos.
A Petrobras estuda, inclusive, ampliar o modelo de contratação do EPCI, que hoje é usado na Bacia de Santos. A meta é reduzir custos da ordem de 30% com a modificação de arranjos e a redução de boias.”Acho possível chegar a esse redução”, comenta a gerente da Petrobras.
Libra 4 está fora do atual Plano de Negócios da Petrobras, que prevê investimentos da ordem de US$ 74,1 bilhões entre 2017 e 2021. O projeto foi escolhido por não ter sido aindai inciado, o que permite a implanetação do novo modelo desde o início.
Cristina Pinho participou participou nesta quarta-feira (5/10) do Brasil offshore Finance Forum, promovido pela Marine Money, no Rio de Janeiro.